terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ideb das escolas rurais?

Cidades têm o Ideb calculado apenas sobre as escolas urbanas

http://www.vida.org.pt/imagens/q_fazemos/escola_rural.jpg

Prova Brasil

Uma informação curiosa que obtive com relação a Prova Brasil é que esta prova só é aplicada em escolas urbanas.

Pois vejam a divergência dos dados, principalmente nas regiões brasileiras mais pobres. Das 21.500 escolas de Educação Básica do estado da Bahia, 65% das escolas são rurais. Estão, portanto, excluídas da Prova Brasil. Outro dado importante: o Nordeste é a região de maior percentual de escolas rurais 62%. Só no Maranhão, o campeão da ruralização, 77% das escolas são rurais.

A baixa escolarização dos pais e a falta de acesso à leitura são outros obstáculos enfrentados na realidade da educação brasileira nestas regiões (em especial Norte e Nordeste). A formação dos professores rurais também deixa muito a desejar. Grande parte deste professores possuem apenas o nível médio.

O Ideb dos municípios que possuem a maioria de suas escolas em áreas rurais com certeza seria outro, se as mesmas fossem incluídas em seus cálculos, sabido que, muitas dessas escolas são multisseriadas e o professor pois melhor qualificado não consegue dar suporte individual o suficiente.

Outro grande problema das escolas rurais é a dificuldade de acesso, seja ela pela distância ou muitas vezes o transporte é o principal problema. Segundo, Lélia Maria Ftelmaszcvyk, secretária de Educação "Eles (os alunos) acabam saindo cedo de casa e chegando só à noite", conta . A secretária de Educação, também enfatiza problemas enfrentados com a relação aos pais e as mães “Numa comunidade quase totalmente rural, temos muitos pais analfabetos, que acham que porque não foram à escola, os filhos também não precisam ir”. Com relação a infra-estrutura, ela ainda argumenta - “Precisamos melhorar os prédios e construir laboratórios e salas de arte, que nunca tivemos por aqui”.

Precisamos parar para pensar se existem para efeito de cálculo do índice, dados realmente coerentes com a realidade que enfrentamos na Educação

Fonte: Oliveira, G. O Ideb da minoria. Revista Nova Escola, Agosto de 2008.

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